Encerramento do 3º FEMUSPP é marcado pela junção da juventude com a experiência
Músicos de várias idades se unem para encerrar o festival de forma arrebatadora
Na manhã deste domingo, houve a palestra “Música e Educação Militar”, ministrada por Marcelo Rondon – Tenente Coronel do Exército e também músico – como última atividade diária do festival. Rondon discorreu sobre a função da música como instrumento de guerra cultural, por ser capaz de provocar estados de espírito, moldar comportamentos e modos de pensar. Além disso, ela pode ser empregada tanto para fortalecer como para destruir e romper os laços estruturais que sustentam uma civilização.
O último dia de festival também foi coroado com a apresentação da Orquestra que reuniu todos os músicos que passaram pelo FEMUSPP – entre eles a ONIFOP, a Camerata de Três Lagoas e a Orquestra Jovem de Paraguaçu Paulista, regidos pelo maestro Dante Mantovani. Além deles, haviam outros convidados pelo festival, como os cantores Ana Carolina Fonseca e Camilo Calandreli e o maestro Eddy Ieger.
Na despedida, a prefeita Almira Garms fez um breve discurso, onde apenas agradeceu à comunidade pela acolhida e à organização do belo espetáculo. No programa da noite, além de compositores como Beethoven, Ravel, Puccini, Brahms e Enio Morricone, também teve espaço para o canto lírico, com obras de música barroca de compositores mineiros como Manoel Dias de Oliveira.
Depois da exibição de canto lírico, Dante conduziu a orquestra até o final do concerto – onde o ‘bis’ ficou por conta de “Marcha Húngara”, de Brahms. Festival finalizado com uma apresentação arrebatadora e absoluto sucesso, onde todos foram aplaudidos efusivamente. E que venha a 4ª edição do Festival de Música de Paraguaçu Paulista, em 2020.
Mais fotos do evento abaixo e também na página do Facebook do festival.
https://www.facebook.com/FestivalDeMusicaDeParaguacu/