Festival de Música

Resumo do II Festival de Música de Paraguaçu Paulista

Aconteceu entre os dias 12 e 15 de julho o II Festival de Música de Paraguaçu Paulista – SP, sob a direção artística do maestro Dante Mantovani.

Com a presença de alunos de todo o país, o Festival contou com aulas de Regência Orquestral, Violino, Oficina de Arco, Violão Clássico, Bateria, Canto Popular, Canto Lírico e Canto Coral, além de palestras sobre os temas variados associados à música. A abertura do Festival contou com Santa Missa celebrada pelo Padre José Eduardo de Oliveira e Silva, seguida de concerto com a Orquestra Sinfônica Jovem de Paraguaçu Paulista (sob regência do maestro Dante Mantovani), duo lírico (prof. Hélder de Araújo e Camilo Calandrelli) e apresentação de bossa nova com Kay Lyra e Maurício Maestro.

No segundo dia (13/07), houve uma brilhante palestra sobre Conservadorismo e Belas Artes ministrada por Rodolpho Loretto, engenheiro e apresentador do Canal Terça Livre; e no concerto dessa noite, houve uma empolgante apresentação de canto lírico com a soprano paranaense Larissa Mafra e com o baixo paulista Camilo Calandrelli, acompanhados ao piano por Hélder de Araújo; na sequência, apresentou-se o Duo Jacarandá, formado por Jairo Chaves(viola) e Natanael Fonseca (violão), e por último apresentação do grupo de violas caipiras do Projeto Brincarte, de Paraguaçu Paulista, sob a direção da professora Dai Rose.

O terceiro dia (14/07) contou com uma belíssima apresentação da Orquestra Barroca Capriccio Stravagante, de Londrina, sob direção de Elimar Plínio Machado, fundador e diretor do grupo de música antiga NEUMA.

O Festival foi finalizado (no dia 15/07) com estupor pelo concerto da Orquestra Sinfônica e Coro do II Festival de Música de Paraguaçu Paulista, sob regência do maestro Dante Mantovani, no qual foram apresentadas obras de Bach, Mozart, Haydn, Tchaikovsky, Beethoven, Palestrina, Mascagni e Villa-Lobos, o que levou a platéia a momentos sublimes através do contato com a Música Universal.

A Orquestra Sinfônica do Festival foi integrada por jovens entre 12 e 18 anos, predominantemente, provenientes de várias cidades do Brasil. Todos ficaram encantados com a oportunidade de que tiveram de integrar uma Orquestra Sinfônica , de fazer aulas com grandes mestres e de se apresentar em público tocando um repertório musical de alto grau de exigência técnica e performática.

Em breve publicaremos depoimentos desses jovens músicos e de outros participantes do evento.

Mostrar mais

Festival de Música

O Festival de Música de Paraguaçu Paulista começou em 2017 por uma iniciativa individual do Maestro Dante Mantovani, em 2018 ganhou apoio da comunidade paraguaçuense e neste ano de 2019, já em sua quarta edição, expandiu-se ainda mais, oferecendo cursos de Violino, Oficina de Arco, Violão, Piano, Regência Coral e Orquestral, Bateria/Percussão, Canto Popular, Canto Lírico, Arranjo, Formação em Educação Musical para Professores e Canto Coral. O evento conta com apoio de destacados músicos, professores e intelectuais de alto nível, como a cantora de renome internacional Kay Lyra, uma das principais cantoras de MPB da atualidade; o cantor de ópera e regente coral Camilo Calandreli (mestre em Música pela UNICAMP); o pianista Hélder Araújo (doutor em piano pela USP); o violista Jairo Chaves (OSUEL – Orquestra Filarmônica de Berlim), o violonista Natanael Fonseca (OSUEL) Elimar Plínio Machado, (diretor da Orquestra Barroca Capriccio Stravangante, de Londrina-PR); Padre José Eduardo, (Doutor em Teologia Moral), Palestrante e Pároco em Osasco-SP; Rodolpho Loreto, advogado e apresentador do Canal Terça livre – Cursos, (ambos são professores e palestrantes no evento). O objetivo do Festival de Música de Paraguaçu Paulista é contribuir na restauração da Alta Cultura no Brasil através de cursos, palestras e concertos. O repertório apresentado nos concertos do Festival são predominantemente preenchidos com Música Clássica dos períodos Medieval, Renascentista, Barroco, Clássico e Romântico, além de haver espaço também para a boa MPB, o jazz e gêneros populares elaborados; já os cursos têm um caráter formativo-civilizacional, e podem ser cursados por qualquer apreciador, mesmo que nunca tenha estudado música formalmente. Além disso tudo, ainda são programadas palestras sobre as relações entre Arte, Cultura e Elevação Espiritual. O Festival de Música de Paraguaçu Paulista consolida-se como o principal evento turístico da cidade, visto que tem atraído cada vez mais pessoas de várias cidades e estados do Brasil, que têm saído da cidade com uma ótima impressão, devido ao elevado nível cultural do evento, o qual já é conhecido nacionalmente como um polo de excelência em educação musical e performance artística. Venha para o 4º Festival de Música de Paraguaçu Paulista, pois além de toda essa formidável programação, você viverá uma grande experiência formativa, cultural e humana inesquecível!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo